Grupo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Educação, Esporte e Educação Física

Pesquisa

Educação e Cinema: A formação cultural na constituição de identidade docente – Perspectivas Autobiográficas
 
Esta pesquisa se articula com o projeto de extensão "EDUCAÇÃO E CINEMA: A FORMAÇÃO CULTURAL DOS PROFESSORES EM TELA". Formação cultural  é “[...]o processo pelo qual o indivíduo se conecta ao mundo da cultura [...] entendido como espaço de diferentes leituras e interpretações da realidade [...]” (SUANNO, 2009, p. 9655). O cinema, como arte, pela experiência estética, da emoção, do exercício da sensibilidade e da fruição, aproxima os educadores da realidade educacional do aluno com um outro olhar. Não se pode esquecer de que a arte –  e nela o cinema –, como uma linguagem dos sentidos, transmite significados que não podem ser expressas por outro tipo de linguagem, como a discursiva ou a científica (DAYRELL, 2003). Será utilizada a pesquisa qualitativa autobiográfica como metodologia, delineada em um desenho emergente no qual os instrumentos para a coleta dos dados serão escolhidos e/ou criados em face das demandas de cada pesquisador. Maykut y Morehouse (1999, p. 33) apontam o “indwelling” (POLANYI, 1958) como uma postura para [...] compreendermos que o que observamos acerca das capacidades dos seres vivos deve estar de acordo com nossa dependência das mesmas capacidades para observá-lo [...] o tema de estudo é tão complexo como o pesquisador. As situações humanas e os seres humanos são demasiadamente complexos para que os capte um instrumento estático unidimensional. Para Abrahão (2003, p. 81), a pesquisa autobiográfica é a metodologia com potencialidades de diálogo entre o individual e o sociocultural. Citando Moita (1995) expressa que tal pesquisa [...] põe em evidência o modo como cada pessoa mobiliza os seus conhecimentos, os seus valores, as suas energias, para ir dando forma à sua identidade, num diálogo com os seus contextos’, razão pela qual os estudos autobiográficos podem ser entendidos como referentes a vidas inseridas em um sistema em que a pluralidade de expectativas e de memórias é o corolário da existência de uma pluralidade de mundos e de uma pluralidade de tempos sociais.

 

Educación y Cine: La formación cultural en la constitución de identidad docente - Perspectivas Autobiográficas

Esta investigación se articula con el proyecto de extensión "EDUCACIÓN Y CINE: LA FORMACIÓN CULTURAL DE LOS PROFESORES EN PANTALLA". La formación cultural es "[...] el proceso por el cual el individuo se conecta al mundo de la cultura [...] entendido como espacio de diferentes lecturas e interpretaciones de la realidad [...]" (SUANNO, 2009, p. ). El cine, como arte, por la experiencia estética, la emoción, el ejercicio de la sensibilidad y la fruición, aproxima a los educadores de la realidad educativa del alumno con otra mirada. No es posible olvidar que el arte -y en ella el cine-, como un lenguaje de los sentidos, transmite significados que no pueden ser expresados ​​por otro tipo de lenguaje, como la discursiva o la científica (DAYRELL, 2003). Se utilizará una investigación cualitativa autobiográfica como metodología, delineada en un diseño emergente sin evaluación de los instrumentos para la recolección de los datos, sea escogida o creada en el rostro de las demandas de cada investigador. (1999, p.33) apuntan al "residente" (POLANYI, 1958) como una postura para [...] decirnos sobre observaciones sobre las capacidades de los seres vivos debiendo estar de acuerdo con nuestra dependencia. Para observarlo [...] el tema de estudio es tan complejo como el investigador. Como situaciones humanas y seres humanos son a menudo complejos para que los capite un instrumento estático unidimensional. Para Abraham (2003: 81), una investigación autobiográfica y una metodología con potencialidades de diálogo entre lo individual y lo sociocultural. Citando Moita (1995) expresa que tal investigación [...] pone en evidencia el modo en que cada persona moviliza sus conocimientos, sus propios valores, como sus energías, para ir dando forma a su identidad, en un diálogo con sus contextos. Que los estudios autobiográficos pueden ser entendidos como referentes a vidas insertadas en un sistema en el que es una pluralidad de expectativas y de memorias del corolario de la existencia de una pluralidad de mundos y de una pluralidad de tiempos sociales.

 

Education and Cinema: The cultural formation in the constitution of teacher identity - Autobiográficas Perspectivas

This research is articulated with the extension project "EDUCATION AND CINEMA: THE CULTURAL TRAINING OF TEACHERS IN SCREEN". Cultural training is "[...] the process by which the individual connects to the world of culture ... understood as the space of different readings and interpretations of reality ..." (SUANNO, 2009, p. 9655). ). Cinema, as art, aesthetic experience, emotion, the exercise of sensitivity and enjoyment, brings the educators closer to the student's educational reality with another look. It is not possible to forget that art - and in it the cinema - as a language of the senses, transmits meanings that can not be expressed by another type of language, such as discursive or scientific (DAYRELL, 2003). An autobiographical qualitative research will be used as a methodology, outlined in an emerging design without evaluation of the instruments for data collection, either chosen or created in the face of the demands of each researcher. Maykut and Morehouse (1999, p.33) point to the "resident" (POLANYI, 1958) as a posture to ... tell us about observations about the capabilities of living beings and be in accordance with our dependence. To observe it [...] the subject of study is as complex as the researcher. As human situations and human beings are often complex so that they capite a static one-dimensional instrument. For Abrahão (2003, 81), an autobiographical research and a methodology with potentialities of dialogue between the individual and the sociocultural. Citing Moita (1995), he states that such research ... highlights how each person mobilizes their knowledge, their own values, their energies, to shape their identity, in a dialogue with their contexts. Reason for Which autobiographical studies can be understood as referring to lives inserted in a system in which it is a plurality of expectations and memories of the corollary of the existence of a plurality of worlds and of a plurality of social times.

Participantes:

Docentes CEFD/UFES
Francisco Eduardo Caparróz
Rosianny Campos Berto
Pesquisadores
Aline Britto Rodrigues 
Ândrea Tragino Plotegher
Walk Loureiro
Integrantes da Iniciação Científica
Carolina Andrade Cypreste
Lucas Borges Soeiro
Maria Paula Louzada Mion
Mario Silva de Oliveira
Welder Rossini dos Santos Buzato
Whitler Bins Salles da Silva

Subprojetos de pesquisa (Iniciação Científica):

"Autobiografia, Currículo, Formação Inicial e Cultural de professores: Tecendo os fios dos agenciamentos formadores do eu e quebrando os clichês". Discente: Lucas Borges Soeiro;

“Caminhar para si: Reflexões autobiográficas acerca da formação cultural de uma discente do curso de Licenciatura em Educação Física”. Discente Carolina Andrade Cypreste;

"Formação de Licenciatura em Educação Física e Formação Cultural: O "si" da questão". Discente: Mário Silva de Oliveira;

"Formação docente inicial em Licenciatura em Educação Física: a formação cultural em questão – um olhar autobiográfico". Discente: Maria Paula Louzada Mion;

"Interfaces entre formação docente e formação cultural: reflexões autobiográficas". Discente: Welder Rossini dos Santos Buzatto;

"Pesquisa autobiográfica: A construção da identidade docente na relação entre formação inicial e formação cultural". Discente: Whitler Bins Salles da Silva.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910