Educação e Cinema: A Formação Cultural dos Professores em Tela
Educação e Cinema: A Formação Cultural dos Professores em Tela
O projeto de extensão tem a intenção de contribuir com o currículo dos cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Espírito Santo(UFES) assim como a formação continuada de professores. Além disso, este projeto não se destina única e exclusivamente aqueles que se encontram em formação inicial de docentes, mas está aberto, igualmente, aos estudantes de bacharelado, aos professores já formados e aos estudantes de demais áreas afins. Fomentar uma formação cultural e profissional para além dos conhecimentos técnicos, científicos, pedagógicos, entre outros, em que os licenciandos aprendem e apreendem de modo direto nos cursos, implicam em estimulá-los a vivenciar a universidade e a vida universitária estabelecendo variadas relações com diferentes âmbitos e dimensões da vida humana. Entre elas a arte e dentro desta também o cinema, para citar especificamente um elemento o qual estamos enfatizando neste projeto. No currículo dos diferentes cursos de Licenciatura, em observância à legislação que institui e organiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior em curso de licenciatura de graduação plena, há a destinação de 200 horas para os alunos desenvolverem as “Atividades acadêmico-científico-culturais”. Neste sentido, é que delineamos este projeto de extensão buscando propor um conjunto de ações que se integram. Por fim, queremos refletir com a comunidade da UFES sobre as possibilidades que a universidade e a vida universitária apresentam para cada um de nós, não só em relação aos processos de profissionalização, mas, sobretudo em termos de formação cultural radicada naquilo que Paulo Freire (1997) chama de “boniteza” da vida humana e assim provoque homens e mulheres a buscarem construir cotidianamente sua condição humana de modo a radicalizá-la para vivermos dignamente como humanos e não apenas sobrevivermos como tal.
Educación y Cine: La Formación Cultural de los Profesores en Tela
El proyecto de extensión tiene la intención de contribuir con el currículo de los cursos de Licenciatura de la Universidad Federal de Espírito Santo (UFES) así como la formación continuada de profesores. Además, este proyecto no se destina única y exclusivamente a aquellos que se encuentran en formación inicial de docentes, pero está abierto, igualmente, a los estudiantes de bachillerato, a los profesores ya formados ya los estudiantes de otras áreas afines. Fomentar una formación cultural y profesional más allá de los conocimientos técnicos, científicos, pedagógicos, entre otros, en los que los licenciandos aprenden y aprenden de modo directo en los cursos, implican en estimularlos a vivir la universidad y la vida universitaria estableciendo variadas relaciones con diferentes Los ámbitos y dimensiones de la vida humana. Entre ellas el arte y dentro de ésta también el cine, por citar específicamente un elemento al que estamos enfatizando en este proyecto. En el currículo de los diferentes cursos de Licenciatura, en cumplimiento de la legislación que instituye y organiza las Directrices Curriculares Nacionales para la Formación de Profesores de la Educación Básica, a nivel superior en curso de licenciatura de graduación plena, hay la destinación de 200 horas para que los alumnos desarrollen Las "Actividades académico-científico-culturales". En este sentido, es que delineamos este proyecto de extensión buscando proponer un conjunto de acciones que se integran. Por último, queremos reflexionar con la comunidad de la UFES sobre las posibilidades que la universidad y la vida universitaria presentan para cada uno de nosotros, no sólo en relación a los procesos de profesionalización, sino, sobre todo en términos de formación cultural radicada en lo que Paulo Freire (que, (1997) llama "boniteza" de la vida humana y así provoque hombres y mujeres a buscar construir cotidianamente su condición humana para radicalizarla para vivir dignamente como humanos y no sólo sobrevivir como tal.
Education and Cinema: The Cultural Formation of Teachers in Tela
The extension project intends to contribute to the curriculum of the undergraduate courses of the Federal University of Espírito Santo (UFES) as well as the continuing education of teachers. In addition, this project is not intended solely and exclusively for those who are in initial teacher training, but is also open to baccalaureate students, to teachers already graduated and to students from other related areas. Promoting a cultural and professional formation beyond the technical, scientific and pedagogical knowledge, among others, in which the graduates learn and apprehend directly in the courses, imply in stimulating them to experience the university and the university life establishing diverse relations with different Scopes and dimensions of human life. Among them is the art and within this also the cinema, to specifically mention an element which we are emphasizing in this project. In the curriculum of the different undergraduate courses, in compliance with the legislation that establishes and organizes the National Curricular Guidelines for the Training of Teachers of Basic Education, in the upper level in undergraduate degree, there is a 200-hour allocation for students to develop The "Academic-scientific-cultural activities". In this sense, we outline this extension project seeking to propose a set of actions that are integrated. Finally, we want to reflect with the UFES community on the possibilities that university and university life present for each of us, not only in relation to the processes of professionalization, but especially in terms of cultural formation rooted in what Paulo Freire ( 1997) calls the "bonitoza" of human life and thus causes men and women to seek to build their human condition daily so as to radicalize it to live worthily as humans and not just survive as such.